Atividades no portal

UNIDADE 3

U.E.3 - seção 1 - Atividade diagnóstica

3.1.1.D. Questão 1 - Além dos comandos de desenho e edição, temos no AutoCAD diversas outras ferramentas, que possibilitam a tarefa de desenhar uma atividade mais prática e ágil. São as ferramentas de precisão e auxílio ao desenho, que trabalhando em conjunto com os demais comandos, permitem otimizar os procedimentos e ações feitas no AutoCAD.

Qual das alternativas a seguir, apresenta comandos e ferramentas de precisão e auxílio ao desenho?

 

3.1.2.D. Questão 2 - O comando ______ permite a visualização na área de desenho do AutoCAD de uma malha formada por pontos ou linhas, conforme a configuração que escolhermos para o comando. A função é servir de orientação visual, da mesma forma como se estivéssemos utilizando um papel físico milimetrado. A ferramenta pode ser ligada ou desligada, de forma rápida e prática, através da tecla de função ____  ou clicando-se sobre o ícone ______ , na barra de status do AutoCAD.

Qual das alternativas a seguir, apresenta os termos que preenchem corretamente as respectivas lacunas do texto-base?

 

3.1.3.D. Questão 3 - A ferramenta DYNMODE permite mostrar junto ao cursor, de forma dinâmica, informações sobre as dimensões ou medidas que estão sendo trabalhadas no momento. Pode-se configurar quatro formas de interação para uso desta ferramenta. Para acessá-las, digita-se “DYNMODE” na janela de comando do AutoCAD e em seguida informa-se o valor do modo de exibição desejado.

Analisando os modos de exibição permitidos pelo comando DYNMODE, associe corretamente a coluna da esquerda com a coluna da direita:

I “0” (  ) Ferramenta ligada, mostrando janelas de digitação e medidas angulares relativas.
II “1” (  ) Ferramenta ligada, mostrando as medidas angulares absolutas.
III “2” (  ) Ferramenta ligada, mostrando janelas de digitação e medidas angulares absolutas.
IV “3” (  ) Ferramenta desligada.

Qual das alternativas a seguir, apresenta a sequência correta em relação a essa associação?

 

U.E.3 - seção 1 - Atividade de aprendizagem

3.1.1.A. Questão 1 - Ao acionarmos _______, automaticamente o AutoCAD irá desligar o comando ORTHO e vice-versa. Para configurarmos os valores de orientação angular, podemos digitar “_________” e definir qual será o valor desejado, lembrando que o comando irá mostrar todos os incrementos em relação a esta medida.

Qual das alternativas a seguir, apresenta a resposta correta para as respectivas lacunas do texto-base?

 

3.1.2.A. Questão 2 - Para configuração dos espaçamentos da malha de orientação visual do AutoCAD, uma forma rápida é digitar “______ na janela de comandos, indicando-se em seguida o valor do espaçamento entre as linhas da malha. Caso opte-se por mudar a forma de visualização de linhas para pontos, pode-se digitar “_________” na janela de comandos e alterar o valor padrão de “___” para “___”, encerrando-se a configuração com ENTER (ou ESPAÇO). 

Qual das alternativas a seguir, apresenta a resposta correta para as respectivas lacunas do texto-base?

 

3.1.3.A. Questão 3 - Para definição do valor dos intervalos de deslocamento do cursor, pode-se digitar “______” na janela de comandos do AutoCAD, informando em seguida qual será este valor, ou utilizarmos a caixa de diálogo “______________”, com todas as configurações relacionadas ao comando ________.

Qual das alternativas a seguir, apresenta a resposta correta para as respectivas lacunas do texto-base?

 

U.E.3 - seção 2 - Atividade diagnóstica

3.2.1.D. Questão 1 - Os comandos e demais opções de cotagem do AutoCAD, estão localizados na barra de ferramentas “_________”, acessada pela aba de menu “_________”. Nesta barra de ferramentas, antes de selecionar qual a opção de cotagem a ser utilizada, é preciso em primeiro lugar, escolher qual será o tipo de configuração adequada ao projeto. Estas configurações poderão ser criadas e salvas nos ______________ do programa.

Qual das alternativas a seguir, possui os termos que preenchem corretamente as respectivas lacunas do texto-base?

 

3.2.2.D. Questão 2 - Ao criarmos no AutoCAD um novo arquivo de desenho, o programa solicita a escolha do arquivo padrão (________) que será utilizado como referência, para a criação deste arquivo. No Brasil, os projetos técnicos seguem a norma internacional  ______, que no país é regulamentada pela _____ , por este motivo o arquivo padrão com as medidas no sistema métrico (em milímetros) é o “_______”.

Qual das alternativas a seguir, possui os termos que preenchem corretamente as respectivas lacunas do texto-base?

 

3.2.3.D. Questão 3 - Basicamente, os dois ambientes existentes no AutoCAD foram projetados originalmente para as funções de modelamento (criação) dos objetos, sejam eles desenhos 2D ou elementos 3D e para a criação dos projetos para impressão destes objetos. Ou seja, em um ambiente você criaria o desenho e no outro ambiente você prepararia este desenho para a impressão.

Quais das alternativas a seguir, apresenta corretamente os respectivos ambientes abordados no texto-base?

 

U.E.3 - seção 2 - Atividade de aprendizagem

3.2.1.A. Questão 1 - O “Sistema de Coordenadas do Usuário” é, como o próprio nome sugere, a localização dada pelo usuário sobre qual será o ponto de origem (ponto “zero”) para as coordenadas do desenho. Quando não definida, a origem das coordenadas será a mesma do “sistema global de coordenadas” do AutoCAD, que não é editado pelo usuário.

Qual das alternativas a seguir, apresenta a sigla correta para o "sistema global de coordenadas" do AutoCAD?

 

3.2.2.A. Questão 2 - Em relação aos tipos de cotagem, temos ainda a opção _______. Esta forma de cotagem é utilizada em algumas áreas da engenharia mecânica e de fabricação, como por exemplo na produção de chapas/placas com recortes, rasgos e furos, para construção de equipamentos de uso industrial. Neste caso, as cotagens são chamadas “_____________” e consistem na relação entre o ponto cotado e o ponto “_____” da origem (“X” e “Y”). Porém, antes de aplicarmos este tipo de cotagem, é preciso redefinir a origem da _____, ou seja, indicar onde será o pontod e início para a contagem das ordenadas “X” e “Y”. 

Escolha uma:

 

3.2.3.A. Questão 3 - Analise as afirmações a seguir, a respeito do comando LINEAR de dimensionamento, assinalando "V" para as afirmações verdadeiras e "F" para as afirmações falsas.
(   ) Para inserção das cotas, após acionamento da opção LINEAR, basta selecionarmos em seguida os pontos referentes ao detalhe que desejamos cotar.
(   ) Estes pontos podem ser as extremidades de uma linha, o centro de um arco, de um círculo ou qualquer outro ponto em que se queira cotar uma medida horizontal ou vertical.
(   )  Após a seleção dos dois pontos, deve-se digitar o valor da cota, referente ao detalhe dimensionado.
(   ) Para uma melhor organização do desenho, deve-se criar uma camada de trabalho (Layer) exclusivamente para as cotagens.

Qual das alternativas a seguir, apresenta a sequência correta das respostas?

 

U.E.3 - seção 3 - Atividade diagnóstica

3.3.1.D. Questão 1 - No AutoCAD, o comando utilizado para a inserção de hachuras é o ______, que pode ser acessado rapidamente digitando-se “____” na janela de comando, ou clicando-se em seu ícone, que está localizado na barra de ferramentas ______. Através da barra de ferramentas, podemos acessar as três ferramentas de hachuras que o programa dispõe: ____________ ______.

Qual das alternativas a seguir, apresenta os termos que preenchem corretamente as respectivas lacunas do texto-base?

 

3.3.2.D. Questão 2 - Ao representarmos a seção em corte de um objeto, ou de uma estrutura, necessitamos apresentar as regiões e os materiais atingidos pelo plano imaginário de corte, com uma determinada simbologia, que é um elemento representativo utilizado em diversas áreas técnicas, como por exemplo na fabricação industrial, bem como nos projetos civis e arquitetônicos.

Qual das alternativas a seguir, apresenta o nome desta simbologia para representação das regiões e materiais atingidos pelo plano imaginário de corte?

 

3.3.3.D. Questão 3 - Ao acionarmos a ferramenta HATCH, clicando em seu ícone, o programa irá abrir uma nova aba na barra de ferramentas denominada “Hatch Creation” com as opções de inserção e configuração da hachura que será aplicada no projeto.

Analise os campos da barra de ferramentas do comando HATCH na coluna da esquerda e relacione com as respectivas funções na coluna da direita:

I

Boundaries

(   )

Para definição das propriedades da hachura.

II

Pattern

(   )

Para definições de inserção da hachura.

III

Properties

(   )

Para redefinição do ponto de referência para inserção da hachura.

IV

Origin

(   )

Para definição do tipo de simbologia de hachura a ser utilizada.

V

Options

(   )

Para definição das formas de preenchimento e parametrização.

Qual das alternativas a seguir, apresenta as sequência correta de resposta às relações analisadas?

 

U.E.3 - seção 3 - Atividade de aprendizagem

3.3.1.A. Questão 1 - Na parte inferior do campo “Options”, ao clicarmos sobre o nome do campo iremos acessar mais ferramentas de configuração das hachuras. Uma destas ferramentas, é utilizada quando necessitamos desagrupar um grupo de áreas hachuradas, tornando-as independentes entre si, para uma posterior edição.

Qual das alternativas a seguir, apresenta a opção que o texto-base está se referindo?

 

3.3.2.A. Questão 2 - Outras ferramentas existentes no campo “_______” do comando HATCH, são as opções “________” e _________”, que quando habilitadas, permitem respectivamente, atualizar as hachuras de áreas que forem editadas em relação a forma e, ajustar automaticamente a escala de visualização da hachura, quando visualizada no ambiente ________ do AutoCAD.

Qual das alternativas a seguir, apresenta os termos que preenchem corretamente as respectivas lacunas do texto-base?

 

3.3.3.A. Questão 3 - Após a criação e definição de todas as configurações, encerramos o comando HATCH e fechamos a barra de ferramentas “____________” clicando em “_________”. Para modificação de qualquer configuração da hachura criada, basta selecionarmos novamente a hachura, desta forma a barra de ferramentas irá abrir novamente, com o nome de “__________”, com todas as ferramentas de configuração existentes em "_______".

Qual das alternativas a seguir, apresenta os termos que completam corretamente as respectivas lacunas do texto-base?

 

UNIDADE 4

U.E.4 - seção 1 - Atividade diagnóstica

4.1.1.D. Questão 1 - Para a criação de blocos que serão utilizados apenas no projeto atual, usamos o comando _______, que pode ser acessado de forma rápida ao digitarmos “__” na janela de comandos do AutoCAD, ou clicando-se no ícone “_______”, que está localizado na barra de ferramentas “________, acessada pelo menu “________”.

Qual das alternativas a seguir, apresenta os termos que preenchem corretamente as respectivas lacunas do texto-base?

 

4.1.2.D. Questão 2 - Os blocos são os elementos que, organizados em grupos, formam as bibliotecas do AutoCAD. Basicamente, todo objeto criado a partir dos comandos de desenho, edição e demais ferramentas do AutoCAD, podem ser transformados em blocos. Uma grande praticidade oferecida pelos blocos, está no fato de não necessitarmos redesenhar ou copiar os objetos que são utilizados com mais frequência no projeto.

Quais são os dois comandos que podem ser utilizados para a criação de blocos, no AutoCAD?

 

 

4.1.3.D. Questão 3 - Para criação e uso de uma “Tool Palette” como uma biblioteca de blocos, podemos primeiramente abrir um novo arquivo e salvá-lo com o mesmo nome da biblioteca de blocos que iremos criar. Em seguida, podemos inserir neste arquivo todos os blocos criados e que pertençam a um grupo comum de objetos. Após a inserção dos blocos, acionamos o menu “Tool Palettes” e criamos as novas paletas de ferramentas.

Qual das alternativas a seguir, apresenta o atalho para acesso ao menu “Tool Palettes” e a forma de criar novas paletas de ferramentas?

 

U.E.4 - seção 1 - Atividade de aprendizagem

4.1.1.A. Questão 1 - De forma geral, pode-se criar o bloco para ser utilizado no desenho que está sendo trabalhado no momento, ou então, para uso em qualquer outro projeto que venha a ser desenvolvido futuramente. Há uma diferença de procedimentos entre estas duas situações. Na primeira situação, os blocos criados estarão disponíveis penas para uso no arquivo que foram criados, enquanto que na segunda situação, os blocos criados são salvos na forma de um arquivo individual, que poderão ser organizados em pastas (bibliotecas) criadas pelo usuário e assim, serem inseridos em qualquer novo projeto que venha a ser desenvolvido. 

Qual das alternativas a seguir, apresenta o comando de criação de blocos do AutoCAD, que atende a segunda situação descrita no texto-base?

 

 

4.1.2.A. Questão 2 - De forma geral, pode-se criar o bloco para ser utilizado no desenho que está sendo trabalhado no momento, ou então, para uso em qualquer outro projeto que venha a ser desenvolvido futuramente. Há uma diferença de procedimentos entre estas duas situações. Na primeira situação, os blocos criados estarão disponíveis apenas para uso no arquivo que foram criados. Na segunda situação, os blocos criados são salvos na forma de um arquivo individual, que poderão ser organizados em pastas (bibliotecas) criadas pelo usuário e assim, serem inseridos em qualquer novo projeto que venha a ser desenvolvido.

Qual das alternativas a seguir, apresenta o comando de criação de blocos que atende a primeira situação descrita no texto-base?

 

4.1.3.A. Questão 3 - No desenvolvimento de projetos das mais diversas áreas técnicas, muitas vezes nos deparamos com elementos que são de uso frequente. Para uma melhor praticidade e otimização do processo de desenho, estes elementos podem ser salvos na forma de blocos e assim serem agrupados em bibliotecas, para disponibilidade no desenho atual e também para os novos projetos.

Qual das alternativas a seguir, apresentam os comandos utilizados para a criação de blocos, no AutoCAD?

 

 

U.E.4 - seção 2 - Atividade diagnóstica

4.2.1.D. Questão 1 - Uma das possibilidades de edição de formatos, quando não há nenhuma impressora ou plotter conectados ao AutoCAD, é através do drive de impressão, que já vem instalado no AutoCAD e está presente no gerenciador de layouts Page Setup”. Este drive permite salvar a impressão dos projetos em formato PDF, facilitando desta forma o envio e a impressão do arquivo gerado.

Qual das alternativas a seguir, apresenta o nome correto do drive de impressão ao qual se refere o texto-base?

 

 

4.2.2.D. Questão 2 - Para a criação de um Template, devemos gerar um novo arquivo no AutoCAD, através do comando “_____”. Ao acionarmos este comando de geração de novos arquivos, o programa irá abrir a caixa de diálogo “____________”, apresentando os arquivos templates já existentes e disponíveis para uso. Entre estes arquivos, encontramos o template “___________”, que pode ser utilizado como arquivo de referência para a criação dos novos Templates, uma vez que suas unidades de medidas já estão configuradas para o sistema métrico (padrão ISO).

Qual das alternativas a seguir, apresenta os termos que preenchem corretamente as respectivas lacunas no texto-base?

 

4.2.3.D. Questão 3 -Nos projetos criados no AutoCAD, temos alguns elementos que são essenciais para o desenvolvimento dos trabalhos. Entre estes elementos, temos as camadas de trabalho (layers), os estilos de cotagem e os formatos para inserção dos desenhos técnicos. Como estes itens necessitam estar padronizados para os desenhos técnicos produzidos por uma mesma empresa, e o tempo de configuração dispensado para esta padronização é considerável, o AutoCAD possui o recurso de criação de arquivos padrões, onde é possível configurar e salvar os elementos de uso frequente e padronizados como layers, cotas e formatos, entre outros.

Qual das alternativas a seguir, apresenta o nome correto destes arquivos padrões?

 

 

U.E.4 - seção 2 - Atividade de aprendizagem

4.2.1.A. Questão 1 - Para que o novo arquivo seja reconhecido como um template, é preciso antes salvá-lo para este tipo de arquivo. O procedimento consiste em acionarmos o comando _______, clicando-se em seu ícone no menu superior do programa ou digitando-o na janela de comandos. Na caixa de diálogo “___________”, encontraremos na parte inferior desta janela o campo “___________”, para seleção do tipo de arquivo que desejamos salvar. Entre as opções, devemos escolher o tipo “_______________” e em seguida definirmos um nome para o novo template.

Qual das alternativas a seguir, apresenta corretamente os termos que preenchem as respectivas lacunas do texto-base?

 

4.2.2.A. Questão 2 - Após a definição das camadas de trabalho e dos estilos de cotagem, o próximo passo para a configuração do arquivo Template, é a criação e configuração dos formatos padrões para impressão dos projetos. Estes formatos são configurados nas abas “________” do AutoCAD, presentes abaixo da área de desenho do programa e ao lado da aba do ambiente ________.

Qual das alternativas a seguir, possui os termos que corretamente preenchem as respectivas lacunas do texto-base?

 

 

4.2.3.A. Questão 3 - Analise as afirmações a seguir, a respeito dos arquivos Templates, assinalando "V" para as afirmações verdadeiras e "F" para as afirmações falsas:
(   ) Os arquivos padrões do AutoCAD são denominados “Layouts”, onde podemos configurar e salvar os elementos de uso frequente e padronizados como layers, cotas e formatos, entre outros.
(   ) Para a criação de um Template, o primeiro passo é gerar um novo arquivo no AutoCAD, através do comando “OPEN”.
(   ) Ao solicitarmos ao AutoCAD a criação de um novo arquivo, o programa irá abrir a caixa de diálogo “Select template”, apresentando os arquivos Templates já existentes e disponíveis para uso. 
(   ) Entre os arquivos Templates, encontramos o arquivo “acadiso.dwt”, que pode ser utilizado como arquivo de referência para a criação dos novos Templates, uma vez que suas unidades de medidas já estão configuradas para o sistema métrico (padrão ISO).
(   )

Podemos diferenciar os arquivos templates dos arquivos de desenho do AutoCAD pelas suas extensões, que são terminadas em “dwt” no caso dos templates e “dwg” nos arquivos de desenho.

 

  Qual das alternativas a seguir, apresenta a sequência correta das respostas?

 

U.E.4 - seção 3 - Atividade diagnóstica

4.3.1.D. Questão 1 - A última etapa de um projeto, desenvolvido com o auxílio do AutoCAD, após a elaboração dos desenhos, consiste na organização do arquivo para a sua ________. Esta etapa é desenvolvida no ambiente especificamente criado para esta função, que é o ambiente ______ do AutoCAD. Neste ambiente, encontramos os _________, que representam as folhas (ou pranchas) nas quais inserimos os desenhos criados no ambiente ______, de acordo com as normas e áreas técnicas as quais os projetos se destinam.

Qual das alternativas a seguir, preenche respectivamente as lacunas do texto-base de forma correta?

 

4.3.2.D. Questão 2 - Após a organização dos desenhos técnicos do projeto, nas suas respectivas pranchas e cotagens, o último passo será a impressão do arquivo de desenho. O comando para impressão é o ________, que pode ser acionado através do atalho “_______”.

Qual das alternativas a seguir, preenche respectivamente as lacunas do texto-base de forma correta?

 

4.3.3.D. Questão 3 - Para que possamos entender melhor o que são atributos e qual a sua aplicação prática, devemos compreender que a cada novo projeto, todos os campos da legenda deverão ser devidamente preenchidos, para a correta informação sobre o projeto representado. Desta forma, os campos em branco deverão ser preenchidos apenas na elaboração de cada novo projeto e não no arquivo Template. Porém, ao definirmos atributos a cada um destes campos, no momento de inserirmos o bloco da legenda (ou editarmos os atributos de um bloco já inserido), o comando permitirá, através de uma janela de edição, o preenchimento de todos os campos em brancos da legenda.

Qual das alternativas a seguir, apresenta respectivamente os comandos para criação e edição de atributos?

 

 

U.E.4 - seção 3 - Atividade de aprendizagem

4.3.1.A. Questão 1 - Para a criação das margens internas do layout, pode-se utilizar o comando LINE de desenho, pois assim as linhas das margens poderão ser utilizadas posteriormente para a criação da legenda, através dos comandos de edição do AutoCAD. Ao acionar o comando, a definição do ponto inicial da linha poderá ser indicada pela coordena absoluta “_____”, que corresponde no layout ao canto inferior esquerdo, no encontro da margem inferior com a margem esquerda do formato

Qual das alternativas a seguir, apresenta a resposta que preenche corretamente a lacuna do texto-base?

 

4.3.2.A. Questão 2 - Basicamente, os formatos prontos para impressão deverão conter elementos padrões como bordas, legenda, textos e as representações gráficas do projeto (desenhos), formando assim o desenho técnico do projeto. Com exceção dos/das _______, os demais elementos podem ser predefinidos no momento da criação do arquivo Template.

Qual das alternativas a seguir, apresenta a resposta que preenche corretamente a lacuna do texto-base?

 

 

4.3.3.A. Questão 3 - A última etapa de um projeto, desenvolvido com o auxílio do AutoCAD, após a elaboração dos desenhos, consiste na organização do arquivo para a sua impressão. Esta etapa é desenvolvida no ambiente especificamente criado para esta função. Neste ambiente, encontramos os Layouts, que representam as folhas (ou pranchas) nas quais inserimos os desenhos criados, de acordo com as normas e áreas técnicas as quais os projetos se destinam.

Qual das alternativas a seguir, apresenta o ambiente correto ao qual o texto-base se refere?

 

 

.
COMANDOS DAS ATIVIDADES NO PORTAL

 

* GRID - F7

permite a visualização, na área de desenho do AutoCAD, de uma grade (ou malha) formada por pontos ou
linhas, conforme a configuração escolhida para o comando. A função dessa grade é servir de orientação visual, da mesma forma como se estivéssemos utilizando um papel físico milimetrado (ou quadriculado).

* OSNAP

Através dessa ferramenta e de suas opções, podemos selecionar pontos exatos de referência, nos objetos criados pelos comandos de desenho ou pelos comandos de edição. O comando pode ser ligado/desligado através da tecla de função F3 ou clicando-se no respectivo ícone, presente na barra de status do AutoCAD.

 

* SNAP

Esse comando é a ferramenta que restringe o movimento do cursor a intervalos específicos. Podemos definir, por exemplo, que utilizemos o comando LINE e as linhas serão definidas com múltiplo de 10. Com o snap desligado não há intervalo, podendo criar linhas com o tamanho que quiser.

 

 

* DYNMODE

Comando com 4 opções (0, 1, 2 e 3) que define a exibição ou não de informações ao lado do cursor no momento que estamos desenhando algum objeto. 0 é desligado, e os outros valores exibem a ângulo ou medida do objeto desenhado.

 

 

* ORTHO - F8

permite desenharmos nas orientações ortogonais horizontais e verticais (direções “X” e “Y”) do AutoCAD. Pode ser ligado ou desligado (F8)

 

 

* POLARANG - botão POLAR TRACKING

Diferente do comando ORTHO, este comando permite escolher o apontamento de ângulos múltiplos no momento que estamos desenhando objetos. Exemplo: se escolhermos 45 o cursor identifica 0, 45, 90, 135, 180, ...

 

 

* STRETCH

é utilizado quando desejamos alongar (ou encolher) não apenas uma linha, mas também entidades fechadas
como retângulos e polígonos, com exceção de círculos e elipses. Após acionarmos o comando, este pedirá para que seja selecionado o objeto que será editado.

 

* EXTEND

Quando necessitamos estender um determinado elemento, como uma linha, uma polilinha, um arco, ou mesmo uma Spline, até outro objeto que esteja na direção desses elementos.

 

* LAYER

permite a criação de camadas de trabalho. Através dessa ferramenta, é possível gerenciar visualmente todos os objetos que estão na tela gráfica, agilizando o processo de desenho e também contribuindo para uma interpretação mais clara dos elementos que formam o projeto técnico.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

U3 - Seção 1

311D -

312D - d. GRID - F7 - GRIDMODE

313D - a. IV - III - II - I. (3, 2, 1, 0)

311A - d. POLAR TRACKING - POLARANG.

312A - d. GRID - GRIDSTYLE - 0 - 1.

313A -  

 

U3 - Seção 2

321D -  

322D - e. Template - ISO - ABNT - acadiso.dwt

323D -  

321A - b. WCS.

322A - c. ORDINATE - cotagem por ordenadas - zero - UCS.

323A - e. V - V - F - V.

 

U3 - Seção 3

331D - c. III - I - IV - II - V.

332D -  

333D -  

331A - c. “Separate Hatches”.

332A -  

333A - c. Options - Associative - Annotative - PAPER.

U4 - Seção 1

411D -  

412D - a. CTRL+3 – Clicando com o botão direito do mouse sobre qualquer região da “Tool Palettes” e escolhendo a opção “New Palette”.

413D - a. BLOCK e WRITE BLOCK.

421A - a. BLOCK.

422A - a. WRITE BLOCK.

423A - a. BLOCK e WRITE BLOCK.

 

U4 - Seção 2

421D - a. NEW - Select template - acadiso.dwt.

422D - b. Template.

423D - b. “DWG to PDF.pc3”.

421A - b. Layouts - MODEL.

422A - a. F - F - V - V - V

423A -  

 

U4 - Seção 3

431D - a. impressão – PAPER – Layouts – MODEL.

432D - d. PLOT – “Ctrl+P”.

433D - c. ATTDEF – ATTEDIT.

431A - c. "0,0"

432A - e. desenhos.

433A - e. PAPER.