Perspectiva Isométrica

perspectiva isométrica é um caso particular de projeção cilíndrica ortogonal. O sistema de eixos da situação a ser projetada ocorrerá na perspectiva, se vistos no plano, de forma equi-angular a 120º. Desta forma, é possível traçar uma perspectiva isométrica através de uma malha de retas desenhadas a partir de ângulos de 30º.

No autocad devemos alterar o estilo da área do desenho para criarmos os desenhos na perspectiva isométrica. Para isso, clique na setinha ao lado da opção OSNAP (barra de ferramentas inferior) e escolha a opção Object Snap Settings:

 

É preciso mudar a configuração do cursor para que o direcionamento dos objetos sejam isométricos:

 

 


Primeiro desenho isométrico

 

 

Importante: a partir do momento que você vai iniciar o desenho, os objetos desenhados devem ser direcionados utilizando a tecla F5, que define a direção do plano.
Outra sugestão: mantenha a opção Ortho ligada usando a tecla F8, para que as linhas fiquem formatadas retamente.

 

 


Exercícios

Crie os desenhos abaixo usando a perspectiva isométrica. No mesmo projeto, você deve criar, também, a visão lateral e a visão superior do desenho:

1)


 

2)

 

3)

 

4)

 


Cota Isométrica: Para que as cotas isométricas possam se encontrar no plano isométrico:

1. Alinhar cotas: comando EDC (dimedit); escolha Alinhar;
2. Selecione a cota e tecla enter; Escolha a origem da isometria (clique no ponto de origem e arraste para a direção desejada).

Fonte isométrica: para que o texto da cota esteja alinhado:

1. comando ESTILO; Crie um Novo (coloque um nome); 
2. Em ângulo de inclinação escolha 30.
3. é preciso fazer dois textos: o outro estilo escolha um nome e coloque -30 na inclinação. 4. Para mudar o estilo de texto, selecione a cota, vá em propriedades (botão direito) e altere Texto / Estilo de Texto.
Faça a vista frontal, superior e lateral esquerda. Depois faça o desenho isométrico.